Instrução de Uso
   

Revestimento para Cromo-Cobalto / PPR:

Revestimento indicado para fundição de Cromo-Cobalto que pode ser manipulado com água ou líquido de silica coloidal, onde o modelo é duplicado em molde de Agar-Agar ou silicone.

1. Segurança do trabalho:

Revestimentos são formulados com quartzo e cristobalita (sílica cristalina). A inalação de sílica pode causar ao longo de anos doença ocupacional grave: Silicose Pneumoconiosis.
Evite a inalação do pó seco, usando tesouras para abrir os envelopes, e lavando-os em água corrente após o uso. Na manipulação de grande volume de pó seco recomenda-se o uso de máscara filtrante.

2. É importante lembrar:

A temperatura ambiente no momento de manipulação influencia muito os resultados de uma fundição com revestimentos à base de fosfato. Embora possa parecer exagero, recomendamos o uso de um gabinete com controle de temperatura à 20-23ºC. Guarde seus revestimentos, líquidos, espatulas, tigelas, aneis e outros materiais sensíveis à temperatura usados em laboratório neste gabinete com temperatura controlada.

3. Como adquirir um gabinete de temperatura controlada:

Compre uma pequena geladeira e instale um controlador de temperatura digital de alta precisão (+ ou - 1º C).

4. Revestimento para Cromo-Cobalto Rutenium não é um produto mais sensível a temperatura que outros revestimentos no mercado. A recomendação acima serve para qualquer marca de revestimentos à base de fosfato!

5. Não guarde o líquido em geladeira, pois pode cristalizar ! Também, nunca use líquido que tenha sofrido cristalização.

6. No processo de duplicação do modelo em Agar-Agar, o revestimento perde grande parte de sua reatividade devido seu contato com materiais orgânicos contidos no Agar-Agar. Daí a necessidade de um produto de altíssima reatividade como possui este produto.

7. Proporção água-pó: O revestimento PARA CROMO-COBALTO / PPR Rutenium pode ser dosado com 13 à 15 ml de água / líquido para cada 100 grs de pó. Para maior fluidez, use maior quantidade de água, para maior viscosidade da mistura use menor quantidade de água. Os melhores resultados são obtidos com o uso do medidor de água para gessos "Rutenium" que está à venda nos distribuidores Rutenium.

8. Embora o revestimento PARA CROMO-COBALTO / PPR Rutenium pode ser manipulado com água somente com excelentes resultados, com um custo adicional de cerca de R$ 0,20 por trabalho, o usuário obterá um modelo de excelente trabalhabilidade da seguinte maneira:

  • Misture 40% líquido para Revestimento Branco Rutenium + 60% água em um frasco.

  • Rotule o frasco: "Líquido para Cromo-Cobalto".

  • Use 13-15ml deste na confecção do modelo em Agar-Agar. (assim voce obterá um modelo bem duro)

  • Ao preencher o anel, use apenas água, pois, do contrário voce terá um molde duro demais que lhe causará alguma dificuldade para desmuflar.

9. Como misturar: É comum encontrar usuários de revestimentos que não pesam ou medem o pó e água usados na mistura. Para um trabalho mais preciso, evite misturar o revestimento PARA CROMO-COBALTO / PPR Rutenium sem medição.

10. Fundições mais precisas: Uma expansão de prêsa de cerca de 0,7% é obtida ainda antes da queima com o uso do líquido branco à 40%. Uma expansão térmica de 1,2% é obtida com cerca de 750ºC, de forma que, uma expansão total (expansão de prêsa somada à expansão térmica ) pode chegar à um pouco mais de 1.9%.

11. Antes de proceder com a mistura, enxague a tigela de borracha em água, e seque-a em seguida. Pois tigelas ressecadas absorvem parte do líquido/água durante a mistura. Não use as mesmas tigelas para misturar revestimento para CROMO-COBALTO e gessos, pois a contaminação do revestimento com gesso pode causar desintegração do molde.

12. Exemplo de tempo de trabalho:

  • Misture manualmente o produto em tigela de borracha por 20 segundos.

  • Coloque a mistura em espatulador à vácuo e agite por 45 segundos.

  • Verta a mistura lentamente sobre o molde sob vibração.

13. O banho de parafina:

O seu modelo pode receber um banho de parafina ou não.

Modelos manipulados com líquido diluído: Encontramos usuários que preferem trabalhar o modelo seco, sem o banho de parafina, pois o revestimento para CROMO-COBALTO Rutenium possui neste momento uma dureza superficial boa, se manipulado com o líquido diluído.

Aderência da cera ao modelo: Um spray específico, importado e à venda em lojas do ramo, para melhorar a aderência da cera ao modelo, pode ser aplicado neste momento.

Opção 2 para melhor aderência da cera ao modelo: Dissolva 400grs de breu vegetal, comprado em loja de tintas, em 1 litro de álcool e aplique sobre o modelo com um pincel. (pode ser aplicado, também, de forma semelhante ao banho de parafina. Ou seja aquecendo o modelo à 200º por 40 minutos e imergindo-o em álcool-breu por 30 segundos)

Diferentes ceras: Algumas ceras aderem ao modelo feito com revestimento para CROMO-COBALTO Rutenium sem qualquer aplicação.

14. O preenchimento do anel:

Preencha o restante do anel, misturando o revestimento somente com água. Do contrário, resultará em um molde muito difícil de desmuflar.

Tenha o cuidado de umedecer o modelo para que este não absorva parte da água da mistura nova.

15. A queima do anel:

# Aguarde 30 minutos transcorridos do momento em que o pó tocou o liquido de mistura, para proceder com a queima.

# Coloque o anel em forno frio.

# Aqueça até 250ºC.

# Mantenha à 250ºC por 30 à 60 minutos.

# Aqueça até a temperatura final à uma razão de 9 graus por minuto.

# Mantenha na temperatura final por 60 minutos.

16. Limpeza da fundição:

Consulte as intruções da liga em uso, pois existem ligas que se partem com o choque térmico do revestimento em água !

Preferívelmente deixe o anel resfriar no ar apoiado sobre um pedaço de tijolo ou ceramica refratária.

Use jato de areia para limpeza da fundição.

17. Composição: Fosfato de mono-amônio, óxido de magnésio, quartzo e cristobalita.

REVESTIMENTO PARA CROMO COBALTO RUTENIUM é um Produto de:

Usina Brasileira de Cristobalita Ltda
Rua F, Lote 5, Quadra 5,
Distrito Industrial de Queimados
Queimados - RJ - Cep 26.362-000
CNPJ 73.264.202/0001-14

Produced in Brazil